fevereiro 06, 2007

Ficando para trás.

Tem horas que parece que a vida passa mais rápido para os outros que para mim. Parece que o senso de responsabilidade, o "juízo" chegou pro resto do mundo e me excluiu. É estranho.
Se eu relacionar todos os meus conhecidos mais próxmos, a maioria já casou e/ou teve filhos. Os que ainda não tomaram essa decisão, ou foram forçados a ela por um descuido, pensam seriamente em fazer isso. Parece que há um código secreto na socieade que quando se chega a uma certa idade (mais ou menos 30 para homens e 25 para mulheres) se tem que assumir um compromisso sério ou então passamos a ser mal vistos, vistos como coitados fracassados que não conseguimos achar a "alma-gêmea", ou como irresponsáveis avessos a uma vida adulta. Ainda se tem como senso comum que para ser feliz é preciso estar acompanhado, como se a maioria das pessoas infelizes não fossem casadas ou já tivessem sido casadas.
Não sinto inveja de quem decidiu por esse caminho, só que não é para mim. Me sinto bem com toda essa liberdade, com o caminho individual que escolhi. Certas coisas eu sei de antemão que não são para mim, não vou fazer o que eu não quero apenas para me enquadrar num clichê social.
A única coisa ruim dessa história é que com os casamentos e filhos as pessoas tendem a se afastar e eu perco um pouco de companhia para sair.