agosto 09, 2004

Apenas saber.
Tem vez que eu me surpreendo ao saber uma informação, muitas vezes técnica, sem que eu tenha lido ou, muito menos, estudado sobre o assunto.
Nessas horas eu lembro com uma riqueza incrível de detalhes de uma teoria que eu não tenho a menor idéia de onde ou como eu consegui essa informação. A tal teoria diz que as mentes do mundo estão interligado de uma forma tal que quando uma nova informação é descoberta ela é instantâneamente compartilhada pelo restante da comunidade planetária. Ilustram isso com uma experiência que envolve ilhas, macacos e batatas.
Uma outra pesquisa sobre o mesmo assunto mostra que é muito mais fácil resolver as palavras cruzadas de um jornal do dia anterior do que as do próprio dia. Segundo eles, uma vez descoberta as respostas elas estariam a disposição de qualquer um vagando no limbo das conciências. Nesse ponto eu considero uma meia verdade, porque até onde eu sei, palavras cruzadas antigas são realmente mais fáceis.
Agora é uma sensação estranha acordar sabendo uma coisa do qual nem tiha idéia, ou ler uma reportagem superficial e automaticamente saber todos os detalhes que não foram escritos. Ainda mais. Saber que se tem capacidade para entender mais ainda porque sabe que alguém entende.
Parece que estamos mesmos conectados, de alguma forma e por algum motivo conectados. Agora só falta saber como eu poderei usar isso em benefício próprio.