abril 17, 2004

Natureza humana.
Engraçado como as pessoas continuam com esse papo de "seja bonzinho", "perdoe os outros", "ceda sua vez", "sorria" e outras asneiras do tipo.

Mais impressioante mesmo é como tem gente que fica defendendo esse ponto de vista por achar que isso é bom, na inocência mesmo. Não é da natureza humana ser bom, não é da natureza humana aceitar as diferenças e ajudar os outros. Aliais, não é nada natural ajudar os outros.

É só pegar o mundo, animal, (hehe) como exemplo disso. É disputa por território, disputa por alimento, disputa por liderança, disputa para ver quem vai ter/matar os filhotes de quem e por aí vai. Somos mamíferos, animais, porque íriamos ser diferentes?

Quando uma criança nasce, para quem ela pede toda a atenção? Depois quando uma outra criança nasce, até saber se defender é espancada sem dó nem piedade pelo(s) mais velhos - nessas horas agradeço não ter irmãos - porque está tirando deles a atenção, o carinho, os brinquedos, os melhores presentes só porque é mais novo. Se é mais novo, é menor. Se é menor, é mais fraco. Se é mais fraco, tem mais que apanhar mesmo.

Uma criança de dois, três anos sabe o que é disputa? Acho que não. Isso é instinto. É a natureza se manifestando na mais pura das formas. "Concorrência boa é concorrência morta".

Por que será então que insistem para que sejamos legais com os outros se não são legais com a gente? Quem tá errado, os que seguem sua própria natureza ou os que a ignoram?

Certas coisas deveriam nos fazer pensar.