outubro 22, 2004

Valorização profissional.
No tipo de trabalho que eu tenho sou obrigado a trabalhar em vários lugares, caso contrário, não tiro nem para sobreviver. Isso me deu a oportunidade de compararcertas filosofias.
A valorização profissional de um professor varia entre desprezível e nula. Alguns colégios, sbendo que não temos mais auto estima, se aproveitam disso e nos exploram até a última gota de sangue. Acham que só porque pagam em dia (acredite, isso é cada vez mais raro) vivemos a mercê deles. Temos que fazer trabalho extra, ir à festinhas onde temos que trabalhar e não aproveitar a festa e até perder domingos e feriados para aqueles desfiles de 7 de setembro.
Mas não são todos os lugares que fazem isso. Alguns até te valorizam, estão sempre ao seu lado, te dão liberdade (até certo ponto) para lidar com as turmas do nosso modo. Só que essesou atrasam o pagamento, ou não pagam.
Aí nós ficamos onde nos tratam mal por causa do pagamento em dia, e onde não nos pagam por causa do ambiente de trabalho. É por isso que eu procuro fazer todos àqueles que sonham seguir na profissão abrir os olhos para as muitas dificuldades.