março 13, 2005

Animais e humanos.
Aprendemos desde criança que o ser humano é um animal. A principal diferença entre nós e os outros animais está na racionalidade, a nossa capacidade de pensar. Baseado nisso, é passada a falsa noção de que somos mais importante e melhores que os outros animais e, reforçado pelo instinto de auto preservação da espécie, acreditamos.
Concordo que seria verdade a nossa superioridade se ela estivesse na forma de responsabilidade, não na predatória como vem sendo demonstrado. Ainda no âmbito da ecologia, como os humanos não têm mais predadores naturais, sua (nossa) população saiu de controle, virou uma praga. Existe gente demais. E como uma praga por onde quer que passemos esgotamos os recusos naturais. Foi assim com as florestas, savanas e, em breve, será com a água.
Por outro lado, o que nos torna tão especial? A capacidade de sentir prazer em causar dor em outros de nossa espécie ou, mais terrível ainda, em um indivíduo de outra espécie? Roubar, bater e matar por inveja? Causar guerras apenas por diferenças de opiniões? Escravisar por diferença de cor da pele ou, às vezes, só por ser mais forte, mais organizado? Se é isso que torna a espécie humana especial, queria ter nascido me outra espécie.
Nessas horas o instinto de preservação de outro indivíduo se manisfesta e ele fala dos avanços da medicina, dos cosméticos. Tudo testado em animais. Não sou um coelho ou um rato. Eles são menores e causam menos danos do que nós. É justo mantê-los em gaiolas minúsculas, causar-lhes dor e alergia, cegar-lhes só para que meu cabelo fique liso? Acho que não.
Humanos são como vírus (vi isso em Matrix), destroem tudo o que tocam e se reproduzem sem nenhum controle, precisando sempre destruir mais para sobreviver, até que não sobre nada para ser destruído.
Por isso que vou me filiar ao Movimento Pela Extinção Voluntária da Humanidade. A primeira providência será a vasectomia, minha descendência termina em mim. A segunda, talvez entrar em um grupo eco-terrorista contra pessoas e empresas que maltratam animais.