março 05, 2005

Humor-negro.
Para mim humor-negro é uma das melhores e mais doentias formas de humor. Achar graça onde ninguém mais acha. Ver uma coincidência engraçada em meio a um desastre ou associar idéias estereotipadas sobre qualquer minoria não é para todo mundo.
Existe uma pequena linha, muito tênue, em ser engraçado e deselegante ou racista. Tem que ter timming, usar as palavras certas nas horas certas. O problema é que poucos têm esse senso de humor e menos ainda entendem o que dizemos. Se explicar piadas já é horrível, explicar observações de humor-negro é pior ainda.
Tudo bem, até aceito que não tem que obrigar ninguém a participar do bolão do Papa ou outra coisa do gênero. Mas não entender é brurrice.
Logo, quando exageramos em alguma coisa, propositadamente, tem sempre um que não entende e leva para um lado literal e começa a perturbar. Triste. Sempre que isso acontece me recuso a explicar e levo a discussão ás últimas conseqüências. A saber: ou a pessoa se desesperar e passar a baixaria, ou cair na real e perceber o papel de idiota que fez. Tenho paciência e sou sínico o suficiente para prolongar essa situação ad infinutum.
De todas as pessoas que eu conheço, poucas tem um senso de humor tão negro quanto o meu.