novembro 15, 2005

Esquerda e direita.

Esquera e direita sempre foram visões políticas tradicionais. A direita capitalista e a esquerda comunista. A direita do rock and roll e liberdade e a esquerda das ditaduras. Hoje isso é passado. Ultrapassado.
Não há ninguém 100% de direita ou 100% de esquerda (só os radicais do PSol, PSTU e do partido da incomPTência). Qualquer pessoa que enxergue o mínimo de um palmo adiante do nariz sabe mesclar as duas visões.
Acho que no lugar de direita e esquerda poderiam se usar os termos conservadores e liberais. Ainda não seria o ideal, mas pelo menos já está amis próxima da realidade do século XXI.
Conservadores que defendem a intromissão mínima do estado na vida do cidadão, mas faz leis usando dogmas religiosos como base. Procura usar o dinheiro do estado para fazê-lo dar lucro e não para ficar sustentando vagabundo. Usa o rigor da lei para punir criminosos e não acha que a pobreza é desculpa para o mal caratismo.
Por outro lado tem os liberais (não confundir com neo-liberais). Esses defendem um estado paterno, que sustente que não consegue/não quer trabalhar, mesmo que isso signifique falência a médio prazo. Significa também impostos maiores de quem trabalha. Tem todo um sistema que trata os criminosos, coitadinhos, como vítimas só por serem pobres. Os culpados somos nós que temos competência e, por isso, prosperamos. Por outro lado fazem as leis que garantem mais liberdade individual, sem se basear na religião majoritária.
Todos os lados têm lados bons e ruins. O problema é que nos obrigam a ter um rótulo. Temos que ser de esquerda ou de direita. Conservadores ou liberais. Uma gerrinha sem utilidade. Por que não pegar o que cada um tem de melhor e usar isso para o bem da maioria?