outubro 22, 2005

Paixão Pelo Esporte.

Brasileiro, infelizmente, é apaixonado pelo esporte. Tudo é questão de disputa e de torcida. Aposta-se desde corridas de cavalo até em resultado de eleição o que, para mim, é um erro.
Em uma eleição, teoricamente, teríamos que votar sobre o que é certo ou contra o que achamos errados. Mas puma grande parcela do povo vota é em quem vai ganhar e depois da eleição sacaneia quem votou contra, como se fosse uma final de campeonato. Qualquer votação não é jogo, é a única chance que temos de dar opinião em alguma coisa relevante, algo que possa mudar os rumos de nossa vida.
Nisso as pesquisas atrapalham, quantos não mudam o voto ao saber que o candidato escolhido não tem a chance muda o voto para o que está liderando? Talvez se os políticos não tivessem tão desacreditados, por culpa deles mesmos, teríamos mais convicção na hora do voto.
Mas o fato é que ninguem gosta de perder, nem em eleição. Não vejo perspectivas de mudanças a curto prazo. Infelizmente.
-x-
Aproveitando o assunto, nada mais me convence que o resultado das eleições não são manipulados. Qualquer um com um minímo conhecimento de informática sabe como é fácil fazer um programa de mainpulação de votos e inseri-lo nas urnas eletrônicas ou nas centrais de processamento.
E voto secreto, já era. Eles digitam o número do meu título de eleitor para liberar a urna, certo? Bom, o que me garante que na hora de ler o programa ele simplismente não faz um planilha com os títulos de um lado e os votos na outra coluna?