outubro 09, 2005

Cobrando a conta.

Nos últimos 150, 200 anos a humanidade praticamente triplicou de tamanho e isso, aliado à ganância tão comum à raça humana fez com que avançássemos sobre todas as reservas naturais conhecidas.
Ela, que foi uma Mãe, provendo seus filhos com alimentos, calor, energia e nós, seus filhos ingratos a violamos. A exploramos além dos limites, nunca demos a ela o agradecimento necessário, a proteção necessária.
Agora, ela chegou ao limite da tolerância. Vem avisando há tempos que se continuássemos travessos iríamos ser castigados. Mandou um de seus filhos para nos avisar, o mandou várias vezes em intervalos regulares, sempre com um recado mais veemente. No início não o reconhecemos, e depois ignoramos "El Niño".
Agora ela mesmo vem acertr as contas, furacões mais fortes, tempestades, ciclones onde nunca aconteceram antes, secas e inundações.
Mesmo assim continuamos travessos, continuamos a maltratá-la e explorá-la. Uma hora, e essa hora está chegando rapidamente, ela perderá o controle dos castigos e os mandará de uma vez. Acho melhor começarmos a tratar nossa Mãe Natureza com respeito o quanto antes, antes que sejamos castigados de verdade.