outubro 05, 2005

Pedantismo

Interessante, para ser gentil, essas pessoas que só porque acham que tem um QI um pouco acima da média ficam posando de intelectualóides. "Interessante" que por mais diferentes que sejam suas origens, quando alguém diz para elas que elas são "inteligentes" ficam todas iguais. Chega a ser uma caricatura, um estereótipo de gente a ser evitada em festas e ocasiões sociais.
Deve existir uma manual de auto-ajuda, do tipo "como parecer um intelectual sem muito esforço em dez licões" que todos eles arrumaram. Senão, vejamos, intelectuais:
+Não tem senso de humor. A não ser que seja o refinado humor inglês.
+Gostam de mpb (música pocotó brasileira) mas dizem que respeitam qualquer manifestação cultural (ou seja, dançam qualquer coisa = falta de personalidade);
+Se dizem ecléticos (argh!);
+Puxam o saco de qualquer coisa da Bahia (até o ACM) ou do Nordeste, mas não aceitam que a bahia é no Nordeste.
+Dizem que gostam mais dos filmes feitos na França, Irã, Alemanha, Burkina-Faso...
Poderia ficar aqui por horas e os esterótipos não iriam acabar. Em resumo, é um povo chato que se sente.
As opiniões então, uma vergonha. São sempra a favor da maioria quando policamente correto. Quando são do contra, são porque é politicamente correto. E nunca sabem defender suas opiniões sem usar frases feitas.
Pra mim, um pessoa inteligente não precisa ficar posando de inteligente o tempo todo, pode até se divertir com e como o resto do povo normal. Gostar de coisas populares. Ir contra coisas populares. Mas saber defender seu ponto de vista de maneira (pausa dramática) inteligente, sem o uso de frases feitas.
Ser inteligente é ser natural, o resto é pedantismo e propaganda enganosa.
Quero deixar claro que não tenho nada contra o cinema francês ou de Burkina-Faso. Só os ignoro religiosamente
.