julho 02, 2007

Derrotismo.

Hoje fui questionado, com certa agressividade até, por que "me acho inteligente". Dei uma resposta polida: "se eu não me achar inteligente, quem vai achar?" Estranhamente não quis continuar a polêmica. Agora me arrependo, deveria ter respondido a mais pura verdade: me acho inteligente porque sou inteligente, porque posso me achar inteligente. Ponto.
Inteligente e arrogante o suficiente para admitir isso em voz alta. Não sei de tudo, é claro, mas aprendo tudo que me disponho a aprender. Como já disse antes, a inteligência às vezes e um entrave, não uma vantagem.
Mas, voltando ao assunto, o que certo tipos de pessoas têm contra quem se acha inteligente, quem demonstra conhecimento? Tenho culpa de neguinho (lá vem a patrulha PC) ter auto-estima baixa e se sentir diminuido frente aos outros? Ah, que se danem. Eu não diminuo ninguém, pelo contrário, eu sempre - tá, na maioria das vezes - tento fazer com que as pessoas percam seus limites e confiem mais nelas. Agora, se elas não têm ou não se sentem inteligentes o suficiente perto de mim, problema delas, ora.
Não sou nem um pouco modesto, mesmo proque sou o primeiro a admitir meus defeitos. E mais, acho que modéstia é para fracos. Quem nos cobra modéstia são sempre aqueles que se acham menos que os outros. Detesto gente assim, pessoas que não tentam subir, por medo, por preguiça ou por incapacidade e tentam diminuir os outros. Pior ainda, tentam forçar os outros a se diminuírem para finalmente poder dizer que são iguais.
Não consigo olhar ou me espelhar em quem considero abaixo de mim, também não invejo que eu considero acima, pelo contrário, se alguém tem alguma característica que eu admiro eu tento EU me tornar melhor, para igualar. Nunca vou querer que outra pessoa se rebaixe apenas para satisfazer meu combalido ego.
Só sei olhar pra frente, pra cima. Não sei se isso é um defeito, mas sei que eu tenho orgulho dele.