abril 23, 2004

Elogios.
Não é todo mundo que sabe receber elogios. Elogios também podem não ser tão bons quanto parecem, um elogio leve às vezes não é mais repetido e/ou precede severas críticas.

Normalmente, quando recebemos um elogio ou crítica positiva qualquer temos duas reação, dependendo do que causou o elogio. Se achamos justo, merecido abrimos um sorriso e agradecemos, mas sempre fica aquele pensamento de "já tava na hora".

Geralmente a pessoa que elogia, elogia porque acha que se fizemos uma coisa legal e fica com espectativa que façamos algo ainda melhor, para poder elogiar de novo. Se repetimos a dose sem melhorar nem piorar não merecemos nem sequer um comentário.

Uma pessoa que tenha ficado feliz com um elogio (ainda que mereceido) e depois não consegue nem mais um comentário, se tiver baixa auto estima entra em depressão porque vai se sentir incapaz de fazer duas coisas boas em seguida. Ainda que apenas não tenha melhorado.

Por outro lado, existem aqueles que o ego infla por qualquer elogiosinho bobo, ainda que às vezes não merecido. Aí começa a esnobar, se sentir. Acha que só porque conseguiu que alguém prestasse atenção numa coisinha que fez, pode fazer as coisas de qualquer maneira que tá bom. Aí não faz mas nada direito e parece que tá abafando.

Não lembro onde li um conselho sobre elogios que dizia para aproveitar e se alegrar com todos os elogios, mas analisar com cuidado cada um na hora de acreditar. Eu prefiro seguir isso, normalmente quando me esforço para fazer uma coisa legal ninguém fala nada, mas quando faço só por fazer vem sempre um e fala que gostou. Vai entender.