abril 21, 2004

TESE SOBRE A INFLUÊNCIA DOS DESENHOS ANIMADOS NA FORMAÇÃO DE SER HUMANO COMO CIDADÃO CONCIENTE E CRÍTICO INTERAGINDO COM A SOCIEDADE
Parte 3

Nos anos oitenta ocorreram as grandes mudanças na concepção e no direcionamento dos desenhos animados. De comédia de costumes passou a eterna (e chata) luta do bem contra o mal. Alguns ainda mantiveram um certo elemento de comédia, os outros não, eram tipo aventura mesmo.

A principal mensagem que esses desenhos passavam é que não importa o que você faça, seus amigos de verdade (sic) ficarão ao seu lado. Exemplo disso é que 99% dos desenhos tinham ma trama: um idiota do bem mentia/fazia uma m*! e escondia de todo mundo. Por causa dele os vilões tinham um super vantagem, mas, no fim, quando ele confessava o que fez e era perdoado, os mocinhos venciam. [ironia on] Igualzinho a realidade, principalmente a parte do perdão. [ironia off]

Como se não bastasse toda a baboseira do bem vencendo o mal sempre, ainda incutia na cabeça das pobres crianças que eles poderiam ter amigos de verdade que perdoariam tudo.

Só que a maioria das crianças só viam desse modo: se você é um amigo de verdade, perdoe seu amigo, não importa quantas vezes e com que objetivos ele te ferre.