junho 20, 2004

Pessoas-MPB.
Normalmente a pessoa demonstra seu jeito de ser, para um observador, pela sua aparência. Se modo de vestir, estilo do cabelo postura e aparência dizem muito mais do indivíduo do que se imagina. Logo a roupa também diz do gosto pessoal da pessoa, suas opiniões, idéias etc.

Podemos classificar - eu sei, classificar os outros é deplorável, mas todos fazemos isso - o povo fazendo analogia com música e outros rítmos (?!?) parecidos. Temos o povo de preto, os rockeiros, os de cabelo oxigendado e roupa esculachada, os fanqueiros, os de cabelo oxigenddo e arrumados no estilo "sport-fino" (isso existe?) os pagodeiros, etc, etc.

Temos também o povo mpb. Raça deplorável. Fácil de identificar: roupa seguindo uma nova tendência de moda vistas em novelas e comerciais, corte de cabelo igual a algum personagem de novela das oito, aparência geral com aquele desleixe de quem ficou horas a fio na frente de um espelho para parecer desarrumado.

O comporamento desse povo é igualmente pré-fabricado. Não natural. Falso. A pessoa-mpb é aquela que gosta de tudo, que agrada todo mundo. Normalmente é aquele povo sem cultura que adora tirar uma de intelectual, só vê/lê/fala/ri de piadas "cabeça". Gosta de tentar esculachar os outros e, sarcasticamente, elegem uma pessoa como modelo. De tudo que é bom, de tudo que é ruim e tentam ser iguais a esse desafortunado.

O comportamento dessas pessoas-mpb muda completamente quando elas estão sem ou com platéia. Deixando claro que platéia para pessoas-mpb são outras desse tipo. Riem da mesma coisa e se defendem mutuamente como se a vida dependesse disso. Um nojo. Normalmente seu principal argumento de defesa é não deixar a outra pessoa falar, como já era suposto, isso não é uma argumento. Pessoas incultas não têm argumentos mesmo.

Todos conhecemos e reconhecemos uma pessoa-mpb quando vemos uma. Podemos até ter uma definição diferente para esse tipo de gentinha, mas é muito fácil identificar quando vemos. Aquele sorriso "eu-sou-simpático-por-favor-goste-de-mim", aquele linguajar pseudo-politicamente correto, as indagações do tipo "Se todo mundo gosta, é bom. Por que só você não gosta?"

A pessoa-mpb normalmente é aquela que a gente até tem um certo respeito, mas não gostamos dela sem motivo e nem sequer sentimos um pingo de culpa sobre isso. É aquela que falamos por falar e queremos deixar de falar mas não temos motivos. Eles sabem pensamos isso deles, por isso não dão motivos para que nunca mais falarmos com ela.

Mas no primeiro deslize...