setembro 26, 2004

Profissões de futuro.
São duas coisas que eu queria ser quando cresecer: intelectual e/ou formador de opinião. É legal ouvir "fulano de tal, intelectual, falou que..." ou "o formador de opinião delcarou..." Dá pra tirar uma onda.
Agora o problema é que eu nunca vi faculdade de formação de intelectuais. Parece que é um círculo fechado, para iniciados. Se der mole com pacto de sangue e tudo. Nunca ninguém sabe, ninguém viu a formatura de um intelectual, foto da época em que ele se preparava para ser intelectual, nada. Mas agora que ele é um intelectual tem que ser ouvido, dita tendências, fala só o que é certo e interessante. Tenho que entrar nesse grupo.
Por outro lado, o formador de opiniões é um cara da mídia e isso é tudo que sabemos sobre ele. Alguns são cineastas, outros jornalistas, alguns até economistas mas, dentre todos, poucos são formadores de opinião. Será que isso é uma espécie de especialização? Ou de mestrado? Nem p'lítico é formador de opinião, mas eles são. E cmo chegaram a esse posto? Concurso? Mérito? Sortei? Bingo de quermesse?
Mesmo com todas dificuldades eu quero me proficionalizar nisso, até porque nunca vi um formador de opinião ou um intelectual duro.