setembro 16, 2004

Ecleticismo ou falta de personalidade ou covarida?
Conheço várias pessoas que falam, com o peito cheio e orgulho e aquele tom ufanista de galvão bueno: "eu sou eclético(a)". Vejo, ouço, acredito que falam com sinceridade até e mal consigo conter o riso. De mil pessoas que se dizem ecléticas, se duas realmente forem é muito.
Segundo o aurélio, o ecleticismo é o "método que reúne e harmoniza pensamentos de correntes diferentes". Seguindo essa definição temos que a pessoa eclética têm harmonizada pensamentos deiferentes o que é, digamos, improvável tendendo ao impossível.
Vou me ater a música, para ser preciso.
Peguemos a chulé music vindo da bahia (porque diabos não ficou por lá?) como exemplo: é o tipo de música que padroniza. Nos trios todo mundo com a mesma roupa, o abadá, que nada mais é que um pano vagabundo que custa caro pacas e o mané que compra ainda desfila fazando propaganda. A "dança" (ênfase nas aspas) é coreografada, ou seja, ou você é igual a todo mundo ou você não sabe. Não se pode ter estilo próprio. Se compararmos a xulé music com a música eletrônica (de verdade, não aquela dos cd's da som livre, ok?) veremos a diferença. Na música eletrônica não temos que nos vestir igual a ninguém e cada um dança (ou se balança) como achar melhor. É pró-estilo próprio, individual.
Agora como pode uma só pessoa harmonizar duas correntes onde uma exclui a outra? Os "ecléticos" dizem que fazem isso. Mentira, balela, enganação, conversa pra boi dormir.
Uma pessoa eclética não é aquela que gosta de tudo, mas aquela que não assume seu gosto porque prefere sempre estar com a maioria, seja por convenção ou por covardia.
O cara tem uma roupa para cada estilo, se veste de acordo para onde vai e com quem vai para não se sentir "diferente". Isso é falta de personalidade, se ele não tiver um parâmetro, uma outra pessoa não vai saber o que fazer.
Existe um outro caso de "eclético". Aqueles que não assumem seus gostos por medo de críticas, querem sempre estar de acordo com a maioria, estar bem com todo mundo. Isso é covardia, medo de enfrentar os outros e insegurança. Uma pessoa assim é tão escrota que sabe que se não se encaixar nos padrões ninguém vai querer ficar perto dela.

2 Comments:

At 8:54 PM, junho 11, 2008, Anonymous Anônimo said...

Afe.... vc realmenti não sabi oq diz ... as pessoas podem sim serem ecléticas ... eu posso me vestir igual a outra pessoas sem deixar de ser EU mesma ... Posso dançar do jeito que kiser mesmo q tenha coreografia ... mesmo q me chamem di ridicula, etc ... pois só pelo fato de estar no meu direitoo do livre arbitriu .... só pessoas com uma MenTi totalmenti fechada pensa assim .. eu posso encontrar no rock ... sertaneijo .. axé em todos os estilos coisas q eu gosti ... e não eh covardia aceitar e concordar com a maioria das coisas q as pessoas dizem .. + eu não preciso seguilas ... COITADU di vc pois em nossa epoca qm tem tantu preconceito um dia sera vitima do seu proprio veneno ... si olhe no espelho .

bjinhus

 
At 12:38 AM, junho 12, 2008, Blogger gus rocha said...

Eu até "mi" olho no espelho, desde que tu olhe primeiro o dicionário.
Parece que o ecleticismo chegou ao idioma.
Vai escrever mal assim no inferno!

 

Postar um comentário

<< Home