novembro 25, 2004

Comunicação.
Sempre tive dificuldades para me comunicar. Quando eu era mais novo eu tinha medo de falar, de dizer alguma bestreria e virar o alvo das zoações, por isso sempre pensei muito no que ia falar antes de abrir a boca. Com o passar do tempo, tive que aprender a me virar rápido, a pensar rápido ou perder uma oportunidade de resposta. Hoje, reflexo disso, eu tenho um raciocínio rápido e sempre consigo uma resposta.
Da época que eu, literalmente, não conseguia abrir a boca num grupo de colegas, aprendi a observar, a ver dentro de uma conversa o que podia ou não ser dito e como fazer uma pessoa falar o que a gente quer ouvir e depois virar o que ela disse contra a mesma. É divertido fazer isso.
Atualmente minha dificuldade de comunicação - que aumentou, inclusive - não tem mais a mesma causa. Minha ingenuidade me leva a crer que todo mundo consegue alcançar o que eu quero dizer, com a velocidade de um pensamento, meu pensamento. As pessoas simplesmente não tem a menor idéia do que eu falo a maior parte do tempo. Minha arrogância não me deixa explicar, falo simplesmente "esquece" e deixo pra lá, apesar de algumas insistências.
Mas o pior acontece qu a ndo eu sou irônico e sarcástico. 90% me leva a sério, ao pé da letra o que eu digo. Não tem o mínimo trabalho de filtrar o absurdo que eu falo.
Acho que hoje em dia, nem cinco pessoas entendem o que eu digo 75% do tempo. Estou me isolando cadavez mais, mas não acho isso ruim. Em breve vou voltar a ficar (mais) calado, só olhando. Afinal, ninguém vai entender o que eu quero falar e eu não vou explicar mesmo.