maio 02, 2004

Preconceito.
Normalmente, tento não discriminar ninguém, nem formar uma opinião sobre uma pessoa sem que eu a conheça. Mas após conhecer o indivíduo e formar uma opinião, dificilmente volto atrás. A maioria das pessoas não me incomoda, aceito o jeito de cada um do jeito que gostaria de aceitacem o meu.

Mas tem (sempre tem) alguns tipos de personalidades que me incomodam: o burro e o afundado em autopiedade.

O burro, em 95% dos casos, não é aquele que não estudou. Às vezes o cara tem até faculdade, e pública, MBA e o escambal mas é burro. É o tipo de cara que olha e não vê, não entende uma piada. Ri quando todo mundo tá sério e fica de cara feia quando todo mundo ri e ele não (porque não entendeu).

O que além de burro á chato ainda fica dando liçãozinha, fazendo muxoxos e chamando os outros de crianças do alto de sua cultura (eu diria formação). Quero deixar claro uma coisa: para mim ter cultura ou ser inteligente não é ter diploma.

Também tem o "coitado" que fica nadando em auto-piedade achando que os outros devem ter pena dele. Fácil identificar esse tipo de gente por uma frase típica: "Ah, mas é por que sou alto/baixo/gordo/careca/tenho espinhas/sou framengo..." e por aí vai. Sempre pegam um defeito mínimo, que pode ser consertado ou ignorado e põe nele a culpa por todos os fracassos. Não fazem nada para mudar a situação. Esperam que os outros ajudem por, afinal, ele é alto/baixo/gordo/careca/tem espinhas/é framengo...

Vai se ferrar! Não tenho pena mesmo. Quer alguma coisa, lute pra conseguir. Não conseguiu ou desista ou tente de novo. Agora se fazer de coitadinho, isso é covardia, é achar que não vai conseguir e nem por isso tentar.