novembro 29, 2004

Remendo podre.
A uns dias atrás comentei a asneira que uma psicopedagoga disse no Fantástico. Eu não sabia na época que a reportagem fora toda tendênciosa, dando a impressão que todos os professores são desequilibrados e que os alunos são uns santos.
Agora, resolveram mostrar o outro lado da história. Ou melhor, resolveram iludir e fingir que mostravam o outro lado, o nosso lado. Os maus alunos foram classificados com produto da violência da sociedade, coitados, como se não fossem eles a formar a sociedade adulta daqui a poucos anos.
Mostraram depoimentos de alguns professores agredidos, ofendidos e até ameaçados de morte. Só não mostraram o que foi feito com esses alunos. E a professora da Cefet/RJ que perdeu uma das mãos num atentado à bomba, dois ou três anos atrás, porque não entrevistaram ela?
"Ensine a criança o bom caminho e ele não se desviará quando adulto" diza Salomão (com outras palavras) a 4000 anos atrás. E nisso que estão transformando a educação, as construturas de presídios terão lucro garantido por mais uma geração inteira.