maio 22, 2005

Envelhecer.
Existe hoje uma superestimação da juventude, como se o fato de ser jovem nos tornasse certos, perfeitos, imortais. Há um sem número de cremes, tratamentos, tinturas, todos os comerciais são voltados para o consumo de produtos "mudernus", pessoas são induzidas a viver com dez, vinte anos menos do que têm, aprentar pelo menos cinco anos menos do que a idade que consta na carteira de identidade.
Eu, dizem muitas pessoas, aparento menos idade do que tenho e, por causa disso, deveria me sentir feliz afinal, ficar velho sem aparentar envelhecer é o sonho de consumo de milhões de pessoas. Só que, pra variar, eu não gosto disso.
É estranho olhar no espelho, às portas dos trinta e ver uma pessoa recém saída dos vinte. não quero ficar velho sem envelhecer. Tá, ok, não quero ficar acabado, mas a sensação que quando eu fizer trinta e cinco, quarenta, daqui a alguns anos ficar aqueles velhos metidos a garotões. Não quero ficar tipo um "tio" do comercial da Sukita.
Vejo esses caras que "esqueceram" de envelhecer tirando onda de garotão e sendo ridículos, vejo as garotinhas que ouvem as gracinhas deles os olharem com um misto de pena, nojo e desprezo. Definitivamente, não quero isso pra mim. Queria só olhar no espelho e reconhcer em mim a idade que tenho.
Mas aí entra o probelma: odeio música "de velho": pagode, mpb, baldainha de novela, rock progressivo... essas coisas chatas. Até roupas eu acho estranho. Claro que não saio por aí como se fosse pro Havaí, mas também aquele negócio de camisa polo com bolso é estranho, por isso só uso jeans, tênis e camisas básicas, o que diminui mais ainda a idade que aparento.
Acho que sou a única pessoa do mundo que queria parecer pelo menos uns 3 ou quatro anos mais velho.