novembro 20, 2006

Marketing Pessoal e Psicologia Reversa.

Existem pessoas que gostam de auto-propagandear suas supostas qualidades. Existem até livros de auto-ajuda que tratam do tema. Eu acho besteira. Acho que se uma pessoa tem qualidades, essas vão aparecer naturalmente, não é preciso anunciá-las.
Esse negócio de marketing pessoal comigo so funciona em cnjunto com psicologia reversa: quando mais o indivíduo fala que é bom, que faz e acontece, menos parece que isso é verdade.
Um exemplo é a inteligência. Existem pessoas que se dizem inteligentes e aquelas que realmente são inteligentes. Fácil identificar quem é quem. Quem diz que é inteligente posa de inteligente. Está sempre por dentro da última crítica de um filme iraniano ou um livro de filosofia francesa. Repete como um papagaio o que leu, mas não tira nenhuma idéia própria. Detesta piadas sexistas, racistas ou de humor-negro e se acha o supra-sumo do bom gosto. Mas a pior característica desse povinho (diminutivos são pejorativos) é querer que todos sejam "inteligentes" iguais a ele. Enchem o saco querendo nos moldar como um modelo deles de cidadão culto do século XXI.
Do outro lado está a pessoa realmente inteligente. Age normalmente, vive, brinca e ri até de coisas idiotas, se forem engraçadas. Sua inteligência aparece apenas quando precisa, quando enfrenta uma dificuldade ou quer resolver um problema. Alguns se irritam com a burrice pretenciosa do primeiro grupo, outros, a maioria, se diverte com os pseudos.
Sei que não faço parte do primeiro grupo. Gostaria de pertencer ao segundo.

1 Comments:

At 10:04 PM, outubro 25, 2008, Anonymous Anônimo said...

Concordo com o sua crítica, devemos tomar muito cuidado qdo queremos nos auto-promover pelo marketing pessoal. Eu mesmo já fui vítima de fazer um comentário numa reunião de que eu jamais cometeria um erro de português, pra quê? Falha minha! As coisas devem acontecer naturalmente, quem muito fala pouco faz.

 

Postar um comentário

<< Home