agosto 08, 2007

Direitos e Deveres.

Hoje qualquer um sabe seus direitos. Sabe de cor e salteado tudo o que pode fazer, tudo o que os outros podem fazer por eles. Tem tudo na ponta da língua, o Código Penal, o Código de Defesa do Consumdor, o Código Civil... Sabe que podem tudo, ameaçam chamar polícia, imprensa e o escambal a quatro quando se sentem minimamente contrariados. A única coisa que eles ainda não sabem é que outras pessoas também tem direitos, e que todo mundo tem deveres. Ninguém quer saber dos meus direitos, só quer saber do que eu devo fazer por elas. Por isso a coisa não anda.
É direito demais sem nenhuma contrapartida. Podem tudo, não precisam fazer nada. Acaba que entopem os manuais dos excluídos da sociedade-judaico-cristã-ocidental de direitinhos fofos e banalizam os direitos de verdade: educação, saúde e segurança.
O que vemos é um monte de histéricos querendo andar de ônibus de graça, achando que só eles podem andar no ônibus sem querer esperar outro mais vazio, sem respeitar aqueles que são obrigados a pagar passagem (tecla de ironia, por favor) e não ligam nem reclamam de sofrer assaltos, de viver com medo, de não ter um atendimento médico decente.... Quando alguém quer seguir as regras, fazer o que é certo, vem aquele papo de "quero ver fazer isso numa favela, lá tu não fala nada", como se fosse certo seguir um comportamento por coerção, como se fosse certo fazer o que manda a bandidagem. Não é. O certo é seguir as regras. Se as regras estão erradas, reclamemos com quem as faz, não com quem só é obrigado a segui-las.
Acaba que um monte de leis que não pegam, inúteis mesmo, que nunca são cumpridas nos condicionam a não cobrar o cumprimento de lei nenhuma. Achar normal o "jeitnho". Acredito que esses excesso de leis, normas, portarias, regulamentações que temos é diretamente responsável por todo mundo achar normal quando qualquer lei é descumprida. Temos excesso de leis e falta de bom senso.
Assim fica difícil eu ter e fazer valer os meus direitos.

1 Comments:

At 11:27 PM, agosto 08, 2007, Blogger San Lee said...

Direitos, deveres... é complicado falar disso onde o básico é a sobrevivência.

 

Postar um comentário

<< Home