fevereiro 07, 2008

Quase desistindo.

Em alguns momentos eu realmente não vejo jeito para a situação desse país. Nem a longo, nem a médio e muito menos a curto prazo. É uma roubalheira sem fim, uma sucessão de escândalos com intervalos que não chegam a semanas. Uma falta de vontade de se apurar e punir os culpados. Uma apatia da população sem igual.
É triste. Desolador.
Dizem que os governantes são reflexo do povo e eu estou começando a acrditar nisso. Vejo pessoas esclarecidas, com uma formação superior inclusive, defendendo com unhas e dentes essa cambada de calhordas que roubam nossos cofres. É inacreditável, inaceitável que gente honesta possa compactuar com essas amoralidades que estão por aí. E não porque não entendem a situação, é porque, para essas pessoas, o roubo não é problema dependendo do ladrão. Para alguns grupos, em nome de alguns "ideais" todo crime é lícito. O que define um crime não é a ação, é o criminoso. Se o criminoso tiver ou disser ter os mesmo ideais passa de uma bandido a um Robin Hood.
Essas pessoas perderam completamente o senso de moral. Completamente. Me dá medo a forma com que podem e influenciam pessoas menos preparadas, já que têm até um certo nível cultural, e nenhum moral, suas opiniões ganham um peso. Talvez o mais grave seja que eles são tão roubados como eu, como todos. Não ganham nada, apenas perdem em educação, saúde, segurança. Perdem a auto-estima de ser de uma país conhecido pelo jeitinho, que é apenas um eufemismo para a corrupção.
Pessoas assim me tiram toda a esperança. Vítimas esclarecidas de déspotas esclarecidos.