junho 19, 2005

Destaque e liderança.
De um tempo pra cá o que mais tenhos visto em relação a escolas, RH de empresas e toda essa baboseira pedagógica e a desvalorização do indivíduo em relação ao grupo. Nas empresas, em entrevistas e dinâmicas o que mais quebra alguns bons candidatos é a pergunta "como você se sai trabalhando em equipe". E ainda tem aquele teste idiota de confiança que a gente cai pra trás na esperança que um indivíduo que nunca vimos antes nos segure.
Não adianta mais se destacar, dar o melhor porque, invariavelmente, estaremos em um grupo e aquele mané que não fez nada vai ter a mesma recompensa do que o outro mané que fez o trabalho sozinho. Essas injustiças que desstimulam o trabalho. Se eu não vou ter crédito que que eu faço, por que, então, eu vou fazer o melhor que posso?
Qualque um sabe, mesmo os pedabobos, que os líderes são reconhecidos pelo seu desempenho, pelo detaque que ganham sendo, naturalmente, melhores que a média. Se eu digo que destacar-se é ruim, se eu não estimulo a darem o melhor, não haverá a formação de líderes. Não havendo líderes, quem vai tomar conta dessa bagunça toda?
É por causa dessas coisas que eu não acredito em teorias pedagojentas e na educação do jeito que está.