outubro 05, 2006

Anarquia.

Falar em anarquia é complicado. A prmeira imagem que temos é de um mundo sem ordem, com brigas, estupros, carros queimados. Uma visão do apocalipse com um monte de punks andando em gangues de um lado para o outro. Bom, pelo menos a trilha sonora seria boa.
"Anarquia" significa, literalmente traduzido do grego, "sem-governo". Podemos interpretá-lo como sem o governo interferir na minha vida. Seria, hoje, a interpretação mais certa.
Não há nada mais errado que a visão que nos passam de anarquia como caos ou descontrole. Passam essa visão pois o conceito de anarquia, como filosofia pessoal, é muito perigoso. Se todos soubessem o que é anarquia, ou essa interpretação da anarquia, todos seriam anárquicos. Esse conceito é tão perigoso que uma pessoa pode ser anárquica sozinha, não precisa do outro.
A anarquia consiste em cada um poder fazer o que quiser da própria vida desde que isso não influa na vida de outrem. Claro, faze o que queres mas agüente as conseqüências. O chamado "self goverment", ou "próprio governo". Essa seria a verdadeira utopia, cada um cuidando da própria vida sem a intromissão dos outros e muito menos do estado. Esse pensamento é perigoso, subversivo.
Qualquer governo é repleto de pessoas donas da verdade que sabem o que é melhor para todo mundo. Religiões são baseadas nesse princípio de "eu sei a verdade e o que é melhor para você". Muita gente perderia com o pensamento anárquico. Não haveria mais o poder, o verdadeiro poder de poucos decidirem por muitos. Teríamos governos, leis, polícia e prisões. Mas se o que eu faço não incomoda ninguém, problema meu, ninguém se meteria.
Existem alguns países hoje que chegam bem próximos a esse conceito de anárquia, países como a Holanda e a Suiça. Nesses lugares há leis e respeito às leis, mas o cidadão é livre para fazer o que é melhor para ele, incluindo drogas, aborto e sexualidade. Não atrapalhando, incomodando ou invadindo o direito de outra pessoa, o estado não interfere.
Esses estados funcionam.
A Anarquia funciona.

2 Comments:

At 8:53 AM, outubro 08, 2006, Anonymous Anônimo said...

Do jeito que você descreveu, realmente a anarquia pode funcionar, mas é necessário muito mais do que apenas desmistificar o conceito de anarquia para as pessoas o seguirem. A maioria das pessoas não está preparada para isso. Eu mesmo acho que não estou. Tenho uma visão muito confusa e simplista acerca do anarquismo.

Por exemplo, todo mundo tem direito de se alimentar da maneira como puder e quiser desde que não interfira na vida alheia. Quando a maioria age "normalmente", ótimo, excelente. Agora e se todo mundo se alimentar de menos ou de mais, o que acontece? Porra, vira problema de saúde pública, gera despesa e interfere na minha vida. Meu imposto para pagar sua vaidade ou sua falta de controle, que se dane, vire-se.

Imagine para drogas então... fiquei até curioso para saber como em um país liberal como a Holanda.

Ok. Vamos legalizar as drogas. Amanhã, sem falta. Plebiscito, voto sim, desde que o usuário não tenha cobertura do SUS para eventual overdose, arritimia, perda de memória, e outros efeitos colaterias.

 
At 6:20 PM, outubro 08, 2006, Blogger gus rocha said...

Doenças são casos de saude pública, deixar de comer por escolha não.
Em países como Holanda e Suiça têm lugares onde a vende e o consumo de drogas são liberados. Fora desses lugares não. E quem é usuário e faz besteira, tem sua pensa aumentada.
A Suiça, segundo soube, mantém parques e distribui seringas de graça, além de serviços de paramédicos. Quase não há violência nesses países.
Anarquia funciona.

 

Postar um comentário

<< Home