outubro 08, 2006

O problema da educação.

Sempre que eu vejo professores reclamando dos alunos, são sempre as mesmas reclamações. Não importa se é escola estadual ou particular, não importa o bairro ou a matéria, os problemas não mudam. Parece até que existe uma única turma e que fica trocando de sala. Além de casos de indisciplina, o problema é a falta de interesse, de empenho. Parece que os alunos estão ali por obrigação, não tem o que fazer, que aquela "perda de tempo" é um castigo. Não sei se posso culpá-los. Estudar pra que?
Nosso atual presidente nunca leu um livro sem figuras. Jogadores de futebol ganham milhões e nem falar direito sabem. Profissionais de diversas áreas não têm o merecido respeito, são esculachados e vivem com medo dos bandidos que infestam nossas cidades. Bandidos que nunca estudaram. Quem imita o comportamento deles em um colégio consegue respeito. Estudar pra que?
Pra conseguir um emprego? Emprego só com nível superior e ainda assim tá difícil. Não há um motivo racional que possamos fazer com que um adolescente se interesse por estudo. Eles são imediatistas, natural da idade, como mostrar que daqui a dez anos ele vai estar num emprego ruim, ganhando mal, e aturando um chefe escroto?
O problema de educação no Brasil nunca vai ser resolvido pela política da educação, mas pela política econômica. Só quando tivermos uma situação onde, pelo menos os melhores e mais esforçados, tenham algum prêmio, algum objetivo teremos alunos interessados de novo. Quando eles souberem que ao sair de uma escola ou faculdade terão chance de trabalhar na área de sua escolha, eles se dedicarão.
Até lá, estudar pra que? Melhor não fazer nada e ter uma esmola de 95 reais do governo.

1 Comments:

At 1:46 AM, outubro 10, 2006, Anonymous Anônimo said...

Faz tempo que não pssso por aqui... mas, mav... continuo sentindo prazer em ler vc.. sempre.
Eu queria VC como candidato à presidência da república.. rs.. só pra te ver num DEBATE...
To caindo de sono... só marcando presença.. adoro seus textos.. voltarei mais vezes...

 

Postar um comentário

<< Home