outubro 15, 2006

Teorias da Conspiração.

Engraçado como a cada moda que passa, os culpados por todos os problemas mudam. Mais engraçado é que mudam apenas os culpados, os problemas continuam iguais, ou até piores, mas ainda sem solução.
Cresci ouvindo que o problema do Brasil era causado pela alienação provocada pela Rede Globo. Ok, a Globo nunca foi conhecida por conscientizar o povo mesmo, mas culpá-la por problemas que se arrastam de muito antes dela exisitir é meio paradoxal.
Agora, com a moda do livro O Código Da Vinci de Dan Brown, todas as mazelas do mundo passaram a ser culpa de uma obscura organização da Igreja Católica chamada Opus Dei. A Opus Dei existe, é verdade, mas é só um movimento dentro do catolicismo que defende seguir a risca os preceitos Papais. Só. Mas como é uma organização da Igreja e virou a grande vilã de um livro da moda, virou a culpada por tudo de ruim da situação mundial. Antes da Opus Dei, foi a Globo, antes foi o Imperialismo Americano, o Capitalismo, as Bruxas, o Destino, etc, etc. Sempre parece que tem um único culpado para tudo de ruim que acontece. É quase como uma fuga. É uma fuga.
Afinal, se não arrumarem culpados fácies para os próprios erros a alternativa é assumir a responsabilidade por eles. Assumir a responsabilidade pelos erros? Isso é inaceitável! É assumir que estava errado, que cometeu-se um engano, que outro estava certo. Admitir que outro está certo? É mais inaceitável ainda.
Particularmente eu acho isso uma atitude covarde.