abril 21, 2010

Nivelando Por Baixo

Sei que a burrice não é contagiosa, mas o desinteresse parece ser.
Quando comecei a lecionar ainda achava que poderia com minha empolgação, com o passar de algum conhecimento prático fazer um ou outro se gostar da minha matéria, com o tempo me conformava em fazê-los se interessar alguns segundos pelo que eu estava falando. Hoje nem isso pretendo mais.
O que vejo, independente da idade ou da série, é um bando de gente se achando "os coitados" porque têm que estudar, achando o fato de ler três linhas de uma pergunta para responder em uma ou duas palavras uma tortura nível Inquisição Espanhola. Eles querem o mínimo, exigem o mínimo. Não conseguem olhar a frente e ver como isso vai fazer falta.
Eu não consigo entender esse interesse visceral pelo mínimo, como se fosse uma ofensa tentar fazer um trabalho acima da linha da mediocridade. Isso sim é contagioso, não a burrice endêmica que vejo nos quadros escolares. Já entro em certas turmas desestimulado a fazer, a tentar fazer um trabalho bom, muitas vezes nem um trabalho médio consigo fazer, eles não querem e não deixam.
É muito ruim sair de uma aula com a impressão de ter passado dois tempos enganando, fazendo apenas a hora passar. Estabeleci um nível mínimo para o meu trabalho, mínimo mesmo, e é muito ruim quando nem isso eu consigo alcançar ouvindo que "dou matéria demais", que "sou mau", etc.
O que eles pensam da Escola, da Educação deles? Não querem aprender, não vão à Escola, fiquem pastando a vida toda. Problema não é meu. Agora ir para fazer número, gastar dinheiro e ser mais um nas estatísticas de reporvações? Por quê?
Queria entender.
O pior que esse desinteresse que eles têm, essa ojeriza ao conhecimento, é sim contagiosa. Não queria, luto muito contra isso, mas vai chegar o dia que eu não vou mais fazer questão de mostrar a eles que apenas um conhecimento mínimo nos permite andar, subir. Serei exatamente o que tento evitar: o professor cínico, enrolão que dá o mínimo mostrando como se fosse o máximo.
Pior pra eles se eu me acostumar com a ideia.

2 Comments:

At 12:50 AM, junho 26, 2010, Blogger ઇઉ Amanda Nárgela ઇઉ said...

oi gostei bastante do texto viu,muito interessante.estou te seguindo viu,se puder me seguir tbm ou fazer uma visita ficaria grata bj.

 
At 6:11 PM, setembro 16, 2010, Anonymous Manuel Ramos said...

É, meu caro! Infelizmente sou obrigado a concordar com o que escreveu...

Ser medíocre é o sonho de vida de muitos...

Como professores, todavia, temos a obrigação de melhorar esse panorama!... No Rio. no Brasil ou em qualquer lugar do mundo!

Muita força e sorte!

 

Postar um comentário

<< Home