fevereiro 06, 2011

Naturezas Humanas

Todo mundo tem sua própria natuereza, seus valores, seu caráter e tem que aprender a conviver com isso. O problema, para alguns, é quando se tenta agir de outra forma, por um motivo qualquer, que vá de encontro a própria natureza.
O resultado é um só: falha. Não podemos ir contra nós mesmos, nos desrespeitar, resumindo, sermos outras pessoas por muito tempo. Nossa natureza sempre vence.
Algumas pessoas, eu incluso, aprenderam a conviver bem com as qualidades e todos os defeitos que têm e levam a vida sem maiores problemas. Outras, por valores morais, por pensamentos que acham certo ou qualquer outro motivo, tentam mudar seu comportamento natural e vivem sempre numa tensão entre o que querem fazer e o que acham certo fazer.
Não acredito em qualidades e defeitos, eu acredito em caracterísiticas. Algumas nos favorecem, outras não.
Mesmo sabendo o resultado, admiro um pouco pessoas que tentam mudar o seu próprio comportamento. O problema é que muitas vezes o esforço é tão grande e por tanto tempo que até achamos que aquele comportamento fake é o verdadeiro e, quando a real natureza vence - e ela sempre vence - nos decepcionamos.
Por isso que sempre procuro conhecer a natureza da pessoa, não seus valores ou motivações. Valores e motivações são fatores externos, a natureza humana é intrinseca, é o que norteia as ações dela. Uma vez conhecendo, podemos prever os comportamentos de qualquer um na maioria das situações.
Pessoas não mudam.