Conhecimento e Controle.
Autoconhecimento é uma das ferramentas mais poderosas que podemos ter, mas muita gente abre mão disso porque não chama as coisas pelo nome. Frustração, raiva, tristeza, indiferença. Não adianta querer exagerar e dizer que tudo é depressão e boderline e se afundar em algum remédio tarja preta e/ou álcool. Ou ignorar o que sente e para isso se afundar em algum remédio tarja preta e/ou álcool
O problema é que é extremamente desconfortável admitir que sentimos isso pois nos leva a buscar as causas. E às vezes reconhecer as causas e apontar o ou os culpados consegue ser pior, pois é uma pessoa que em teoria não deveria ser um problema, o problema, e só piora a sensação. Isso que nos impede de reconhecer rapidamente, ainda que para nós mesmo, e a partir daí resolver se não o problema, resolver o que sentimos sobre o problema, o que na maioria dos casos resolve o problema (SPARROW, Jack).
Quando identificamos o que sentimos sobre alguma coisa temos o controle e o poder de mudar e, se não resolver o problema, pelo menos ignorar e passar por cima dele. E isso é bem perigoso.
Uma coisa sempre leva a outra e, em muitos casos, é um veloz caminho sem volta: frustração, raiva, tristeza, indiferença. Uma vez no último estágio dificilmente há retorno.
1 Comments:
Difícil se olhar no espelho e se ver feio, não procurar pontos positivos em meio ao caos.
Melhorar é reconhecer em si algo que não é bom, num mundo vaidoso isso fica mais de lado do que deveria.
Postar um comentário
<< Home