junho 19, 2011

Todas as Escolhas são Erradas.

A vida de qualquer um, infelizmente, é feita de caminhos e definidas por escolhas. Muitas das escolhas que temos que fazer são inconscientes, a maioria, obrigatória. Por mais que não queiramos sempre temos que escolher apenas um caminho a seguir em uma gama de possibilidades que jamais se tornarão realidade.
Algumas das escolhas aparecem longe, no horizonte, e se mostram inescapáveis, como o luar em noite de lua cheia. Essas são as piores. Por mais que adiemos, por mais que protelemos chega uma hora que temos que fazer essa escolha e, não importa o quanto tenhamos pesados as possibilidades e as consequências, sempre fazemos a escolha errada.
Toda escolha que fazemos é errada, não importa o quão certa possa parecer. Sempre que escolhemos jogamos fora toda as outras possibilidades, e essas possibilidades nos seguem aonde nos vamos. É angustiante.
Seria muito mais simples se quando escolhêssemos um caminho perdêssemos a capacidade de imaginarmos todas as outras possibilidades, já que a outra alternativa é impossível, que é não fazer escolhas. Nunca.
Mesmo sabendo que fiz a escolha certa uns meses atrás, sabendo que o resultado me deixou feliz e fez feliz outras pessoas, sempre fico pensando na outra possibilidade. Provavelmente a outra escolha me levaria ao mesmo dilema, pensando exatamente no caminho que não segui.