junho 14, 2022

Rotinas.

Me impressiona sempre o poder que uma rotina tem na vida de uma pessoa. Talvez por isso eu me apegue quase desesperadamente a minha e quando por uns minutos tenho que mudar um plano ou um hábito fico desanimado por dias.

Mas assustador mesmo é quando vemos um cérebro com toda parte cognitiva em pane, incapaz de entender, de comunicar e mesmo assim obrigando e dirigindo o corpo a fazer o que tem feito por anos ininterruptamente. Assustador e triste por ver toda uma pessoa resumida à hábitos simples e repetitivos, sem propósito ambição.

Difícil acreditar, aceitar, que uma pessoa possa se tornar quase um autômato, agindo por instinto e programação repetitiva, incapaz de negar uma programação básica enraizada por toda uma vida que não chegou a lugar nenhum, não fez nem produziu nada e o pouco que viveu se esvaindo como fumaça de uma fogueira sem brasas.

A pior parte é ter que assistir sem poder fazer nada.