julho 17, 2023

Arrependimentos.

Alguns arrependimentos são para sempre e têm que ser para sempre. Alguns arrependimentos têm que andar sondando sorrateiramente o subconsciente e, vez por outra, lembrar que estão ali para lembrarmos porque estão ali. Arrependimentos servem para nos lembrar de coisas que não deveríamos ter feito, seja porque sejam coisas reprováveis, seja porque sejam coisas que não deram o resultado esperado, ou até oposto ao que se pretendia, que, a maioria das vezes, não passa de um mínimo de reconhecimento.

Claro que dizer que faria a mesma coisa se tivesse outra chance é uma mentira que diz-se para os outros e para nós mesmos para emular uma virtude que não temos. Se tivesse outra oportunidade obviamente faria tudo bem diferente sabendo o resultado que foi obtido.

Mas devo agradecer a todos os arrependimentos que carrego e tomar cuidado para mantê-los comigo. São, em última instância, bons conselheiros sobre o que não fazer e para quem não fazer.

Vai me impedir de cometer novos erros? Não. Mas vai me impedir de cometer os mesmos erros ou com as mesmas pessoas. A não ser que eu queira.